Autores Cearenses



Esta seção é destinado aos protagonistas da Artes Literária Cearense Contemporânea.



                                              Obra                             Jards Nobre

Sinopse - Pássaros sem canção - Jards Nobre
"Pássaros sem canção" é o 2o. romance de Jards Nobre (autor de "Curral de Pedras", 2009) e conta a história de quatro adolescentes que têm suas vidas entrelaçadas e cruelmente devastadas pelas imposições da sociedade conservadora em que vivem. A maior parte da trama se desenvolve numa fazenda sertaneja da década de 80 e é contada em sucessivos flash-backs. É um romance que explora bem os recursos da prosa contemporânea (não-linearidade narrativa, linguagem fluida, fluxo de consciência, introspecção psicológica, final com quebra de expectativa), mas seguindo a tradição da prosa brasileira do fim do século XIX ao abordar os temas mais recorrentes no Realismo/Naturalismo (preconceitos, violência, loucura, descoberta do sexo, aborto etc.), além de servir como um retrato fiel da sociedade rural cearense do século XX, registrando tradições, crenças e expressões populares, o que põe o romance entre as maiores obras do regionalismo. A composição das personagens e a exploração do amor como um sentimento arrebatador e da natureza em sintonia com as emoções humanas dão ao livro um toque do Romantismo. Apaixonado, intenso, surpreendente e explícito, por vezes poético, "Pássaros sem canção" traz em si o signo da provocação e a qualidade literária de um autor que se reinventa a cada novo trabalho.

Pássaros sem Canção - Jards Nobre



*************************************************************************************



                                              Obra                                 Alves


Sinopse - O homem que semeava amigos e outras crônicas - Alves de Andrade

O leitor irá notar que se trata de textos diversos, narrativos ou dissertativos; memoriais ou contemporâneos; uns emotivos outros nem tanto. Mas todos vieram do íntimo deste ser que sou eu. Nada foi escrito por acaso. Tudo é catarse, exposição daquilo que muitas vezes não se diz com palavras. Sei que algumas frases parecerão ininteligíveis. É que a linguagem do inconsciente às vezes se obnubila para não revelar sentimentos inclaros. Confesso que alguns deles me trazem lágrimas todas às vezes que os leio, e não são poucas essas vezes. Foram escritos numa linguagem simples, direta. Com frases curtas, aprendidas com o Bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis, mestre de todos os que se impelem nesta dura lida de escrever. Alguns textos são breves outros muito breves. É que não sei inventar. Quando o prato está pronto está pronto, não adiantar pôr mais tempero. É que o soneto só pode ter quatorze versos, e não adianta tentar emendá-lo. Assim ficou um livrinho com poucas páginas. Dos males o menor, pois livro grosso afasta  leitores incipientes.


O homem que semeava amigos e outras crônicas - Alves de Andrade



************************************************************************************* 


                                                Obra                           Jards Nobre


Sinopse - Curral de Pedras - Jards Nobre
Nadja acaba de conseguir um emprego no recém-criado curso de Cinema na faculdade CELL, em Curral de Pedras, cidade interiorana. Na viagem para conhecer a cidade, ela é surpreendida em plena estrada por Tito, um garoto de 15 anos, que, visivelmente ferido em um acidente, lhe pede ajuda. Sensibilizada ao descobrir que o adolescente acabara de perder a única pessoa que tinha na vida, a professora resolve ajudá-lo, mas o menino subitamente desaparece. Perdida na nova cidade, ela conhece o professor Paulo, com quem inicia um relacionamento que poderia dar certo se não fosse o retorno do misterioso Tito, o qual passa a desestabilizar psicologicamente o casal, envolvendo-o num jogo de sedução aparentemente inocente. Numa linguagem dinâmica e moderna, o livro reúne suspense, mistério e ferrenha crítica social, sobretudo ao sistema de educação pública. É um retrato amargo da sociedade vazia e superficial, um novo olhar sobre as cidades do sertão e as pessoas que nelas vivem, elementos outrora mostrados com complacência pelos escritores regionalistas do século XX. 

Curral de Pedras - Jards Nobre